Historia de Ilha Grande
O Presídio Cândido Mendes foi construído nesta ilha paradisíaca, para onde alguns dos criminosos mais perigosos do país foram enviados durante o regime militar.
Em 1994, o governo decidiu remover a prisão, explodindo o prédio. Já em 1998, o governador do estado cedeu o direito de transferência da Área para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, inaugurando o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável.
Esta zona caracteriza-se pela sua tranquilidade e natureza, sendo um local afastado do stress e barulho da cidade. Aqui não há carros, bancos ou caixas eletrônicos para sacar dinheiro, mas a maioria das acomodações, restaurantes e lojas aceitam pagamentos com cartões. Ilha Grande nos permite desconectar a mente e nos conectar com a natureza.
É uma das poucas regiões do Brasil com remanescentes de Mata Atlântica, um dos ambientes naturais de maior biodiversidade do planeta. São quase 200 km2 de floresta tropical montanhosa cercada por rios, cachoeiras e mais de uma centena de praias de águas límpidas.
“Como ir do Rio de Janeiro à Ilha Grande.”
Por Transfer regular ou privado BuziosTransfer.com
Do Rio de Janeiro, fica aproximadamente 120 km até Ilha Grande
Em primeiro lugar, deve ter em consideração a praia onde se encontra o seu alojamento para poder identificar a proximidade do ponto a que deve chegar.
Vila do Abraão é o ponto de chegada mais comum da ilha. Os barcos chegam de 3 pontos do continente: Mangaratiba, Conceição de Jacareí, Angra dos Reis e Paraty.
Se você quiser ir para Palmas terá que contratar outro transfer privado assim que chegar à ilha ou caminhar cerca de 5 horas montanha acima. Se você deseja ir direto para Palmas sem passar pelo Abraão, aconselhamos que consulte os serviços privados em Mangaratiba ou Conceição de Jacareí.
Se o seu destino for Ensenada de las Estrellas ou Saco do Céu, as opções para chegar lá serão saindo de: Porto de Angra do Reis, vá até Abraão e de lá alugue um barco-táxi ou de Conceição de Jacareí onde você pode alugar um barco-táxi .
Se o seu destino é Ensenada de Bananal ou Ensenada de Sítio Forte, a melhor opção é embarcar na cidade de Angra dos Reis. ATENÇÃO: Não embarque em direção à Vila do Abraão, pois não há nenhum tipo de comunicação terrestre ou marítima possível até este ponto.
Para lá viajar dispomos de 4 tipos de embarcações: lancha rápida (barco flex), veleiro (escunha), balsa (barco) e catamarã (só no verão).
Para ir à Praia Grande de Araçatiba, Praia Vermelha ou Praia da Longa, o embarque é feito apenas na cidade de Angra dos Reis.
Se o seu destino é ir à Praia do Provetá ou à Praia do Aventureiro, o embarque é somente na cidade de Angra dos Reis. Doca dos Pescadores.
A rota é operada há vários anos por barcos de pesca adaptados para o transporte de passageiros.
Para chegar à Praia do Aventureiro, o embarque é na cidade de Angra dos Reis.
Lembramos que os veículos não podem ser transferidos para a ilha por nenhum desses meios.
Atividades diurnas:
Se Ilha Grande tem alguma coisa, são atividades ao ar livre, neste destino você sempre terá coisas para fazer e atrações naturais para descobrir. Ambas as atividades ao vivo e terrestres, as opções são diversas e para todas as idades.
Passeios náuticos em scooters e barcos para descobrir a bela variedade de praias que compõem a ilha.
Caminhadas a pé ou de bicicleta por trilhas de curta distância para visitar alguns dos pontos de valor histórico da ilha.
Trilhas e trekking: as trilhas são trilhas que passam por morros ligando diferentes praias e comunidades. Existem diferentes variedades e graus de dificuldade, aconselhamos que você descubra de acordo com seu treinamento físico e idade.
Mergulho e Snorkeling: Na ilha encontramos o local ideal para a realização destas atividades.
Remo – Caiaque: Pode ser praticado nas diversas enseadas e baías.
A vida noturna não é das mais marcantes neste ponto turístico, no entanto encontramos restaurantes e bares onde comer e tomar uma bebida.